Além das Montanhas estreia hoje. Veja crítica do Guia Rio Show

A importância diante do horror critica-Cinema-4

É preciso ter nervos fortes e alguma paciência para vencer os primeiros e exasperantes minutos de “Além das montanhas”, intrigante drama sobre o amor e o livre arbítrio dirigido pelo romeno Cristian Mungiu (ganhador da Palma de Ouro em Cannes com o igualmente desconcertante “4 meses, 3 semanas e 2 dias”). A princípio, o reencontro motivado por Alina (Cristina Flutur), órfã que volta da Alemanha para visitar a amiga Voichita (Cosmina Stratan) — a única pessoa a quem ama verdadeiramente no mundo e que, hoje, mora em um mosteiro ortodoxo — e convencê-la a voltar com ela, soa como um apelo desesperado de alguém com sério desequilíbrio emocional. Mas Voichita está totalmente dedicada a sua devotação a Deus, dividindo com outras freiras os afazeres do monastério encravado em uma região rural daquele país. Quando o espectador finalmente se dá conta das verdadeiras motivações e implicações por trás deste choque de desejos, ele já se sente irremediavelmente atraído e, ao mesmo tempo, repugnado pela história que se desenha diante de si.

A irascível insistência de Alina e a racional e ponderada resistência de Voichita, que agora vê a conversão da amiga como uma forma de salvá-la, conduz a trama para uma tragédia e uma investigação policial. Com a sutileza que é característica de seu cinema, Mungiu confronta conceitos de fé, ciência e fanatismo religioso contra as regras sociais de uma Romênia ainda arcaica, tentando encontrar seu lugar no mundo contemporâneo, onde o destino de seus cidadãos é determinado pelas condições em que vivem.

O roteiro, premiado no Festival de Cannes de 2012, é inspirado em casos de exorcismo de resultados funestos, ocorridos em meados da década passada. Mas Mungiu faz questão de não tomar partido no caso que apresenta, sem procurar culpados ou vítimas de uma tragédia, dividindo com a plateia a angústia da impotência diante do inevitável. Mas vale lembrar que o impacto do filme deve muito às duas protagonistas, estreantes, ambas também preamiadas em Cannes.

Carlos Helí de Almeida
O Globo |  21:02h |   09.JAN.2013
Fonte: http://rioshow.oglobo.globo.com/cinema/eventos/criticas-profissionais/alem-das-montanhas-7639.aspx

Rua do Rócio, 84 4º andar
Vila Olímpia - São Paulo - Brasil
CEP: 04552-000
Tel: 55 11 2899-9000
Fax: 55 11 2899-9001
© 2013 California Filmes. - Todos os direitos reservados.